Nem todas as pessoas, áreas ou empresas estão no estágio 4.0, ou seja, acompanhando as mudanças propostas pela indústria 4.0 (ou até mesmo a Quarta Revolução Industrial) que traz consigo rapidez, mais tecnologia e informação.
Sendo assim, não está atingindo a todos de uma maneira uniforme. Ao mesmo tempo, o mais importante é o que você já sabe sobre esse termo 4.0 e o que você está fazendo para se atualizar e adaptar?
Ficar parado e dizendo que isto não te atinge e muito menos te influencia, não irá te ajudar e, ao contrário, certamente você será engolido.
É um cenário, como dizem os especialistas, V.U.C.A. (acrônimo de Volatility - Volátil, Uncertainty - Incerto, Complexity - Complexo e Ambiguity - Ambíguo, proveniente das teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus desde 1987).
O conceito se aplica com muita facilidade quando se busca explicar o momento atual de transformações intensas e absolutamente disruptivas, que trazem desafios pessoais enormes, justamente por romper completamente os padrões tidos como corretos até há pouco tempo. Nesse contexto, é esperado que as pessoas (e principalmente os jovens) estejam aflitos por estabelecer suas expectativas, com o objetivo de influenciar essas transformações de acordo com seus interesses.
O mundo V.U.C.A. está cheio de desafios e só uma mudança incrível de novos aprendizados e atitudes irá permitir às pessoas (e novamente principalmente os jovens), participar plenamente das transformações que atendam suas expectativas e ampliem seus horizontes.
#vamosemfrente #vidaquesegue #aprendendosempre #ongoing #voceVUCA #voce4.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário