terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Comportamento proativo

Olá pessoal!
Para o "post" desta semana, selecionei um tema que pode ser colocado em prática no âmbito pessoal ou profissional. Vamos falar das características das pessoas proativas.
Vale lembrar que pessoas com este perfil são procuradas para longas amizades no âmbito pessoal, pois são pessoas de companhia agradável e procuradas no mercado de trabalho, pois são pessoas determinadas e persistentes.
Principais características:
1) Querem trabalhar o quanto for necessário e crescer profissionalmente, isto é, tem uma saudável ambição e constroem sua carreira;
2) Tem direcionamento, sabem que tipo de posição almejam e enfocam a busca dessa posição em sua ações;
3) Avaliam bem a situação, isto é, tem informação adequada para saber o que podem e o que não podem almejar num dado momento;
4) Preparam-se diariamente para atingir suas metas;
5) Tem a coragem de mudar;
6) Buscam incessantemente a qualidade de vida e procuram o emprego em que se sintam "em casa".

Ao longo do tempo, essas pessoas costumam atingir postos elevados e um alto grau de network e relacionamentos interpessoais.
Ter um comportamento proativo é estar a frente das coisas, é prever e planejar aquilo que almeja e o que pode acontecer. É buscar estes objetivos diariamente. É equilibrar suas conquistas apoiado nas pessoas ao seu redor, seja família e amigos ou seja pares e parceiros no trabalho.
As pessoas proativas tomam seu destino nas mãos e buscam o que desejam, assumindo riscos e lutando para vencer os obstáculos que certamente aparecerão, diferentemente de quem teve sucesso repentino por uma questão de sorte ou daqueles que desejam o sucesso mas não o plantam.
"O homem foi feito para a ação e para promover, com o empenho de suas faculdades, mudanças nas circunstâncias externas a si mesmo e aos outros, de modo que se revele mais favorável à felicidade de todos". Adam Smith

Espero que seja agradável.

Boa leitura!

Abraços,
Sergio Giavoni
Consultor e Palestrante

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Atitudes para reduzir o estresse do dia a dia

Olá!
Ótimo dia e ótima semana!
Hoje vamos falar sobre algumas atitudes que podem contribuir com a sua qualidade de vida e ajudar a reduzir o estresse do dia a dia.
Se você sente exaustão e desanimo na maior parte do tempo, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 98% dos brasileiros se sentem estressados. Em casos extremos, é importante consultar um médico e fazer exames para saber as causas do problema. Mas, no dia a dia, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o estresse e aumentar o seu desempenho em casa ou no trabalho. Segue algumas dicas de sensíveis mudanças e atitudes que podem te surpreender:

1) Desconecte-se!

É cada vez mais comum ver pessoas com o celular na mão enquanto come, enquanto aguarda na fila e até mesmo enquanto dirige ou no meio de uma conversa. Os aparelhos tecnológicos se tornaram uma extensão das pessoas e acabaram se transformando numa fonte a mais que as deixa sempre 'pilhadas', seja no trabalho, no trânsito ou mesmo ao chegar em casa. Por isso a dica é, sempre que possível, se desligar disso tudo e aproveitar os momentos em casa para relaxar e cuidar do descanso e do lazer.

2) Faça um ritual de relaxamento

Depois de um dia inteiro de trabalho, separe um tempinho para cuidar de si próprio. Tome um bom banho relaxante e faça uma esfoliação da pele com movimentos circulares e suaves por todo o corpo, principalmente nos cotovelos, axilas, joelhos e virilha. A esfoliação, além de renovar, irá hidratar a pele. Para os pés cansados, após o banho aplique um creme hidratante e faça uma massagem em toda a amplitude do pé. A sensação de relaxamento será impressionante. Nossos pés possuem ligações nervosas que irão repassar esta sensação de relaxamento para todo o corpo.

3) Evite alimentos gordurosos

Nada de descontar os problemas pessoais ou desentendimentos no trabalho na comida. Se for inevitável beliscar alguma coisa nos momentos de crise, dê prioridade às opções mais naturais e leves. Opte pelos pães, cereais e arroz integrais combinados com saladas e pratos frios. Os cereais integrais são ricos em vitaminas B, e que frutas como a maçã melhoram a circulação do sangue, aliviando o cansaço. Sucos de caju, acerola e manga também são indicados, por serem ricos em vitamina C, garantindo a imunidade do corpo e contribuindo para circulação sanguínea.

4) Pratique atividades físicas intensas

Exercícios aeróbicos regulares trazem mudanças consideráveis para o metabolismo e, além de trabalharem o corpo, também fazem bem para a mente. Segundo estudos da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), que disponibiliza em seu site diversos exercícios práticos para combater o estresse, a prática de atividades físicas tem uma capacidade única de revigorar e relaxar, estimular e acalmar, conter a depressão e dissipar o estresse. De um ponto de vista físico, atividades como os circuitos de musculação, remo, corrida e ginástica localizada apresentam-se favoráveis na manutenção do estresse, visto que promovem uma maior resistência dos músculos a um trabalho prolongado, tornando menos desgastante as exigências diárias. Atividades como ioga, pilates, lutas e danças, que exigem maior consciência corporal, também são boas opções. 

5) Busque terapias alternativas

uso de florais, que atualmente são misturados a óleos essenciais e ganham novas versões, também pode ser recomendado. Há versões para quem quer manter a concentração, a feminilidade, entre outras. Eles podem ser usados no ambiente, em formato spray, como sabonete líquido, ou, ainda, em massagens. Uma dica é misturar 8 gotas do blend (óleos essenciais de gerânio e rosa, associados aos florais wild rose, crab Apple, chicory e walnut) em 10 mL de óleo vegetal base, espalhar pelo corpo e prosseguir com a massagem. É indicado para massagens relaxantes, terminando com foco no plexo solar.
Fica a dica e viva melhor.

Abraços,
Sergio Giavoni
Consultor e Palestrante

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aproveite melhor o seu "precioso" tempo

Olá Pessoal,
Faz tempo que não apareço por aqui. Isto se deve ao fato de algumas reformulações que fiz na Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas no final de 2013 e neste início de 2014.
Mas agora está tudo se normalizando e pretendo estar mais ativo aqui no nosso Blog Vamos em Frente, ao menos uma vez por semana.
Bom, hoje vamos falar um pouco sobre como aproveitar melhor o nosso "precioso" tempo.
Li um artigo recentemente no site UOL, e quem o assina são duas especialistas Marina Oliveira e Rita Trevisan.
O tempo ganhou status de riqueza. A expressão "Tempo é dinheiro" está cada vez mais evidente em nossas vidas. Na maioria das vezes as pessoas perdem horas preciosas do dia com obrigações e tarefas que consideram chatas, e no fim das contas, ficam sem tempo para realizar o que realmente almejam.
Este cenário pode ser modificado, colocando mais organização na sua rotina.
Confira 10 dicas que vão ajudar a você aproveitar melhor o seu tempo:
1) Faça tudo o que precisa perto de casa ou do trabalho: otimize seu tempo procurando locais para suas necessidades tais como, mercados, serviços diversos, escolas dos filhos, seus estudos, diversão, etc.
2) Escolha horários alternativos: as obrigações estão sempre na nossa rotina, mas é possível se programar para fazer algumas delas fora de "horário de pico", tais como, bancos, farmácias, cartórios, etc.
3) Nunca deixe o pior para o final: deixar por último para fazer a tarefa chata, poderá ocasionar uma sensação de dia ruim. Ao livrar-se logo cedo de uma tarefa chata, você passará o resto do dia satisfeito, sendo que o contrário é verdadeiro.
4) Questione os seus métodos: sempre que tiver uma tarefa desagradável para fazer, pergunte para si próprio se ela não poderia ser executada de outra maneira.
5) Dilua as tarefas que não gosta na semana: uma vez que as mesmas existem e você não pode evitá-las, ao diluir as suas tarefas desagradáveis nos 5 dias da semana, o restante das horas daquele dia com outras atividades mais agradáveis vai tornar o seu dia mais produtivo.
6) Divida as tarefas de casa: se você mora com outras pessoas, nada mais justo do que envolvê-las nas tarefas do lar. Se você mora sozinho, a sugestão é manter a casa mais organizada possível, se tirar algo do lugar, recoloque imediatamente após o uso. Se sujar, limpe na hora. desta forma evita-se destinar um dia inteiro para colocar as coisas no lugar.
7) Tenha uma agenda: a desorganização é a maior consumidora de tempo. Anote seus compromissos profissionais e pessoais. Faça ajustes conforme os acontecimentos do dia dia vão surgindo, mas não deixe de anotar na agenda. Com objetivos traçados para aquela data, você será mais seletivo ao adiar os compromissos, se necessário.
8) Estabeleça um horário de trabalho: concentrando-se nas tarefas e sendo organizado, é possível ser produtivo e eficaz sem precisar estourar a carga de trabalho diária e sem fazer horas extras. Afinal, se você exceder horas trabalhando em excesso, deixará seus compromissos pessoais e familiares.
9) Antecipe os compromissos: faça um planejamento dos seus eventos com antecedência, por exemplo: férias, cursos, renovação de documentos, consultas, exames médicos, etc. Certamente os mesmo se encaixarão melhor no seu dia a dia e não afetarão seu horário livre.
10) Limite o seu acesso às Redes Sociais: por mais que esta seja uma atividade prazerosa para muitos, quando feita sem muito critério, ela pode levar a perda de tempo. Para evitar a tentação durante o expediente, evite receber as notificações. Atualize-se diariamente, mas estabeleça critérios.
Espero que algumas destas dicas possa contribuir com você que nos acompanha e que contribua na administração do seu "precioso" tempo.

Um forte abraço,

Sergio Giavoni
Consultor e Palestrante