segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Motivação quem faz é você


Por natureza, a palavra “motivação” é composta de “motivo” + “ação”. Desta forma, fica simples de explicar que inicialmente precisamos ter um motivo e, para que ele seja realizado plenamente, precisamos entrar em ação.
Partimos do pressuposto de que a motivação é natural de cada um. Alguém pode nos motivar a algo, mas, para que possamos realmente estar motivados, precisamos nos motivar a realizar este algo.
Muitas vezes, acreditamos que as pessoas devem nos motivar, que a empresa deve nos motivar, que a sociedade deve nos motivar etc. Quem deve motivar você é você mesmo! Nós mesmos é que produzimos a motivação!
Motivação não é autoajuda.
A motivação é desenvolvida pelo conjunto de motivos que levam os indivíduos a fazerem suas opções na vida. Se não tivermos motivos pessoais para agir, somos pessoas desmotivadas. Se alguém não tiver seus próprios motivos, terá de viver pelo motivo dos outros. Ninguém pode ter sucesso ou ser feliz — seja qual for a definição de sucesso e felicidade que se adote — vivendo exclusivamente por motivos que não sejam seus.
É muito confortável permanecer “parado” esperando a motivação chegar ou esperando alguém para poder te motivar. A vida já é um motivo significativo para você se sentir grato e motivado, não acha?
Trail runner man and success in mountains. Motivation and inspiration on mountains peak. Running sports fitness and healthy lifestyle outdoors in summer nature
Somos motivados, basicamente, por dois grandes fatores: evitar sofrimento e obter prazer. A evolução da tese do psicólogo norte-americano Abraham Maslow, que surgiu por volta da década de 1950, levou-nos a combinar as noções de necessidade e desejo. Desse modo, a necessidade se confunde com o desejo. Tanto é que o desejo está ligado àquilo que dá prazer ao indivíduo. E, às vezes, para obter prazer, não nos importamos de sofrer um pouco. As pessoas aceitam certa dose de sofrimento se vislumbrarem o prazer, a recompensa logo adiante.
Pessoas que conhecem claramente quais são as suas necessidades e desejos, e conseguem atingi-los e mantê-los saciados, sentem-se mais motivadas.
Outras duas grandes fontes importantes de prazer são o orgulho e o bem-estar. Seja em família, com amigos e no trabalho, como é prazeroso sentir orgulho das pessoas que você tem ao redor, de seus pais, do seu país, da empresa. E como é prazeroso sentir-se bem onde você está, porque ali existe um bom clima, existem respeito e alegria, apesar de haver seriedade, responsabilidade e confiança.
Quando a vida e o trabalho são significativos, as pessoas estão sempre motivadas.
Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!
Sergio Giavoni
Diretor, Business & Executive Coach e Palestrante
Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário