sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Seja um eterno aprendiz


O mundo muda em uma velocidade maior que o seu conhecimento. Seja um eterno aprendiz.
O aprendizado constante afeta o seu bem-estar de várias maneiras: amplia seus conhecimentos, seus horizontes, exercita o cérebro, mantém a atividade, o engajamento e as habilidades.
Que tal aprender alguma coisa diferente hoje, esta semana, este mês? Pode ser qualquer coisa: de uma nova receita de bolo, a uma leitura que lhe traga um novo conhecimento e uma nova aplicação em sua vida. Escolha o que você quer fazer diferente e vá em frente! Uma boa maneira de fazer isso é usando a prática reflexiva. Desenvolvida por Donald Schon, doutor em filosofia e antigo professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ela inclui uma reflexão em ação e uma reflexão sobre a ação.
Refletir em ação significa a permissão em acessar sentimentos, intuições e experiências em relação à situação com a qual estamos lidando no momento. Refletir sobre a ação é analisar a reação e explorar as razões, consequências e alternativas às ações realizadas. Ao final do dia, reflita sobre o que aprendeu de novo. Como você poderia fazer aquilo novamente e de forma ainda melhor? Ao incentivar esse tipo de reflexão, você desenvolverá o seu raciocínio e acelerará sua aprendizagem.
Há pessoas que se colocam inteiras naquilo que percebem que pode ser diferente, porque encontram sentido naquilo que fazem, entendem que estão contribuindo de maneira positiva com o mundo e sentem prazer em fazer bem feito e cada vez melhor.
Para validar todo este aprendizado, coloque rapidamente em prática. Entre em ação e faça medidas de evolução. Perceba-se em evolução, um eterno aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário