quinta-feira, 13 de março de 2014

Você é um comprador compulsivo? Conheça os sintomas e descubra se você pode sofrer desse mal

Olá! Ótimo dia!
Hoje vamos falar um pouco de compras compulsivas. Esse assunto está diretamente ligado ao nosso tema Reeducação Financeira, constante em nossas palestras, apresentações e treinamentos.
Você não consegue resistir ao impulso de comprar, está sempre se equilibrando em dívidas maiores que a sua renda, compra para se sentir animado e gasta mais tempo e dinheiro com o consumo do que havia planejado? Se você respondeu sim ao menos a 3 destas situações, você é um comprador compulsivo.
O transtorno de comprar compulsivo ou oneomania consiste em uma ansiedade desencadeada pela necessidade do consumo, que só é saciada com a posse de algo que se compra. Mas o prazer é efêmero e frequentemente dá lugar à culpa ao endividamento excessivo.
A oneomania funciona como um vício, como a dependência química. As pessoas ficam obcecadas por determinadas compras, mas logo após saciar o prazer de adquirir um bem ou serviço, sentimentos ruins como culpa e vergonha aparecem. Más consequências na vida profissional e familiar também costumam assombrar essas pessoas.
Vale a pena frisar que todo inadimplente é um comprador compulsivo. Esse mal, aliás, atinge uma parcela bem pequena da população. Nos Estados Unidos, afeta 5% das pessoas, e estima-se que no brasil, onde ainda não há estatísticas conclusivas, seja semelhante.
E para se livrar das dívidas, nesses casos, além de receber orientação por especialistas, fazer um orçamento e planejar os gastos, é preciso também buscar um tratamento psicológico.
Principais sintomas de um comprador compulsivo: 
- preocupação excessiva em relação ao consumo, com pensamentos constantes sobre compras e divagações;
- perda da noção do tempo quando está fazendo compras ou gasto maior de tempo do que o planejado inicialmente;
- consumo para aliviar emoções ruins, se animar, revitalizar a autoestima, aliviar o estresse, etc;
- hábito de fazer compras sozinho para evitar a repreensão das pessoas próximas ao que se quer comprar;
- críticas frequentes de familiares a seus hábitos de consumo e gastos;
- dificuldade de resistir ao impulso de comprar;
- gastar mais que o planejado e se prejudicar financeiramente;
- prejudicar a própria vida e das pessoas em volta em função dos hábitos de consumo;
- hábito de pedir dinheiro emprestado e até aplicar golpes para conseguir saldar as dívidas;
- necessidade de comprar de qualquer maneira, independentemente do produto que será adquirido;
- hábito de comprar coisas que não serão usadas ou que serão muito pouco usadas;
- endividar-se acima de cinco vezes o valor de sua renda mensal.
Mulheres são mais afetadas:
Segundo especialistas, embora a oneomania normalmente comece a se manifestar aos 18 anos de idade, ela só costuma ser percebida na faixa dos 30 anos de idade, e a maioria das pessoas só procura ajuda quando a situação financeira familiar já está insustentável.
Em pesquisas recentes, Tatiana Filomensky do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Hospital das Clínicas, em São Paulo, informa que "A proporção de compradores compulsivos é de quatro mulheres para cada homem, mas uma pesquisa anônima nos Estados Unidos mostrou que essa relação, lá, é de um para um".
Segundo a psicóloga, a estatística de que 80% dos compradores compulsivos são mulheres é clínica, então pode ser fortemente afetada pela fato de que as mulheres têm mais costume de buscar ajuda médica quando têm algum problema.
Além disso, há fatores culturais envolvidos, como o maior apelo de consumo atrelado à felicidade voltado para as mulheres e o fato de que elas admitem esse tipo de problema mais facilmente. Este segundo fator, diz Tatiana, poderia explicar por que, em uma pesquisa anônima, a proporção entre homens e mulheres foi a mesma.
Enfim, eis um grande conjunto de informações para refletir e avaliar que níveis de consumo você se encontra.
Permanecemos à disposição.

Forte abraço,
Sergio Giavoni
Consultor, palestrante e coach


Nenhum comentário:

Postar um comentário